Skip to content

Como funciona a interligação de filiais?

A interligação de filiais é um recurso indispensável para uniformizar o compartilhamento de dados e informações entre diferentes unidades de uma mesma empresa, facilitando assim o acesso a todos os recursos, máquinas e sistemas de comunicação de qualquer escritório, mesmo estando a quilômetros de distância.  

Como uma solução segura para melhorar a comunicação entre as unidades de uma instituição, o serviço promove uma melhor interação, monitoramento e compartilhamento de informações, minimizando os riscos de possíveis perdas de dados e fraudes, possibilitando o controle a distância de todas as filiais e aumentando o alcance das redes além dos domínios físicos das unidades da empresa. 

Por que interligar filiais e expandir a comunicação é tão importante

Imagine que a sede da sua empresa seja em Salvador (BA), mas exista uma unidade bastante promissora e que necessita da sua atenção constantemente em São Paulo (SP). Como fazer para manter tanto matriz quanto filial em constante comunicação? 

A verdade por trás desse exemplo é que a distância física, além de dificultar o compartilhamento de informações, exige o desenvolvimento de soluções e o investimento em novas tecnologias para diminuir o desperdício de recursos, aumentar a produtividade e otimizar a administração e o gerenciamento da organização como um todo, fatores que causam impacto direto nos resultados obtidos pela empresa.  

Nos dias de hoje, o crescimento de um negócio está totalmente atrelado a sua capacidade de crescimento e ao seu dinamismo. Por isso, muitas vezes, a implantação de diferentes filiais e unidades espalhadas por várias regiões do país, e até do mundo, se torna um recurso imprescindível para a continuidade e expansão dos negócios. 

Como resultado, a abertura de filiais, quando não combinada a ferramentas de interligação de suas unidades, pode dificultar o monitoramento e o desenvolvimento de melhores estratégias para que sua empresa seja levada ao sucesso, prejudicando assim o fechamento de negócios, a otimização de serviços e reduzindo a assertividade na entrega de produtos, por exemplo.  

Conectar a matriz a suas filiais garante um fluxo contínuo de comunicação sem interrupções ou falhas em todas as unidades da empresa, aumentando o controle e compartilhamento de informações e experiências fundamentais para atingir bons resultados no negócio.  

O que é (exatamente) a interligação de filiais? 

A interligação de filiais é uma forma de conectar suas unidades de negócios em território nacional e internacional, através de redes que utilizam tecnologia de última geração para garantir acesso remoto a qualquer computador de qualquer sede e ou filial, além de interligar centrais PABX, ramais IP e demais recursos de voz, vídeo e similares.  

Essa interligação pode ser realizada de diferentes maneiras. As mais comuns são a rede VPN (Virtual Private Network – Rede privada virtual) e as redes locais, denominadas LAN, WLAN, MAN, RAN e WAN. Vamos a cada uma delas: 

VPN 

A VPN é uma rede particular que oferece mais segurança e confiabilidade para a interligação de unidades e o compartilhamento de dados. Ela cria caminhos através da internet e utiliza criptografia e encapsulamento para realizar o tráfego de dados através da criação de redes, também chamadas de “túneis”, sobre a própria internet, dispensando a necessidade de utilizar meios físicos para isso, como os cabos, fios e similares.  

Com ela, é possível interligar dispositivos de qualquer lugar do mundo, facilitando o acesso remoto à rede da empresa.  

LAN e WLAN

A Local Area Network (LAN), ou rede local, é uma opção de conexão física de pequeno porte utilizada para conectar dispositivos que estejam próximos, presentes em um mesmo edifício, por exemplo.  

Já a Wireless Local Area Network (WLAN), ou rede local sem fios, é similar a rede LAN, mas dispensa o uso de fios e materiais físicos para conectar os dispositivos. 

MAN e RAN

A Metropolitan Area Network (MAN), ou rede metropolitana é utilizada para conexões de porte médio, pois possui um alcance maior que o da LAN. Com ela, é possível conectar unidades dentro de uma mesma cidade, ligando redes em bairros  e localidades diferentes.  

Enquanto isso, a Regional Area Network (RAN), ou rede regional, é normalmente feita por por meio de cabos de fibra óptica e possui um alcance maior, permitindo conectar mais dispositivos e oferecendo mais velocidade que a rede MAN. 

WAN

A Wide Area Network (WAN), ou rede de longa distância, possui um alcance geográfico muito maior, permitindo a conexão de redes locais dentro de um mesmo país ou em diferentes continentes. Com opções sem fio, elas normalmente interligam filiais em outros países e são utilizadas por multinacionais e grandes corporações.  

Quer garantir a melhor interligação de filiais para a sua empresa e ainda contar com a experiência da maior especialista em telecomunicações corporativas do Nordeste? Então entre em contato com a ITS Brasil e garanta a conectividade de múltiplos dispositivos sobre qualquer distância. 

Assine nossa
newsletter

Segurança de Perímetro: novo serviço ITS

Você sabia que existe um serviço que cria uma barreira poderosa contra ameaças de hackers e ataques virtuais à sua…

Provedores de internet e os principais problemas enfrentados

Nos últimos anos, a internet alcançou uma importância estrutural na rotina das pessoas, abrindo espaço para que pequenos provedores de acesso à…

Dia da Segurança de Dados: entenda o que é e como cuidar dos dados da sua empresa

A segurança de dados se tornou um dos assuntos mais comentados nos últimos anos. De hackers a ameaças de invasão internacional e…

Vazamento do CPF e informações de mais de 220 milhões de brasileiros

Nas últimas semanas, todo o setor de segurança da informação ficou em alerta graças ao vazamento do CPF de mais…

Tecnologia: A Internet das Coisas

A cada dia, a participação da tecnologia em nossas rotinas se torna mais e mais indispensável. A utilização de aplicativos de…

ITS Brasil perto de você - Cobertura em mais de 30 municípios

A ITS Brasil já é uma referência em internet corporativa em todo o Nordeste. Sabe por quê?   Porque somos a…
Abrir chat
Fale conosco pelo WhatsApp