Skip to content

Como funciona a interligação de filiais?

A interligação de filiais é um recurso indispensável para uniformizar o compartilhamento de dados e informações entre diferentes unidades de uma mesma empresa, facilitando assim o acesso a todos os recursos, máquinas e sistemas de comunicação de qualquer escritório, mesmo estando a quilômetros de distância.  

Como uma solução segura para melhorar a comunicação entre as unidades de uma instituição, o serviço promove uma melhor interação, monitoramento e compartilhamento de informações, minimizando os riscos de possíveis perdas de dados e fraudes, possibilitando o controle a distância de todas as filiais e aumentando o alcance das redes além dos domínios físicos das unidades da empresa. 

Por que interligar filiais e expandir a comunicação é tão importante

Imagine que a sede da sua empresa seja em Salvador (BA), mas exista uma unidade bastante promissora e que necessita da sua atenção constantemente em São Paulo (SP). Como fazer para manter tanto matriz quanto filial em constante comunicação? 

A verdade por trás desse exemplo é que a distância física, além de dificultar o compartilhamento de informações, exige o desenvolvimento de soluções e o investimento em novas tecnologias para diminuir o desperdício de recursos, aumentar a produtividade e otimizar a administração e o gerenciamento da organização como um todo, fatores que causam impacto direto nos resultados obtidos pela empresa.  

Nos dias de hoje, o crescimento de um negócio está totalmente atrelado a sua capacidade de crescimento e ao seu dinamismo. Por isso, muitas vezes, a implantação de diferentes filiais e unidades espalhadas por várias regiões do país, e até do mundo, se torna um recurso imprescindível para a continuidade e expansão dos negócios. 

Como resultado, a abertura de filiais, quando não combinada a ferramentas de interligação de suas unidades, pode dificultar o monitoramento e o desenvolvimento de melhores estratégias para que sua empresa seja levada ao sucesso, prejudicando assim o fechamento de negócios, a otimização de serviços e reduzindo a assertividade na entrega de produtos, por exemplo.  

Conectar a matriz a suas filiais garante um fluxo contínuo de comunicação sem interrupções ou falhas em todas as unidades da empresa, aumentando o controle e compartilhamento de informações e experiências fundamentais para atingir bons resultados no negócio.  

O que é (exatamente) a interligação de filiais? 

A interligação de filiais é uma forma de conectar suas unidades de negócios em território nacional e internacional, através de redes que utilizam tecnologia de última geração para garantir acesso remoto a qualquer computador de qualquer sede e ou filial, além de interligar centrais PABX, ramais IP e demais recursos de voz, vídeo e similares.  

Essa interligação pode ser realizada de diferentes maneiras. As mais comuns são a rede VPN (Virtual Private Network – Rede privada virtual) e as redes locais, denominadas LAN, WLAN, MAN, RAN e WAN. Vamos a cada uma delas: 

VPN 

A VPN é uma rede particular que oferece mais segurança e confiabilidade para a interligação de unidades e o compartilhamento de dados. Ela cria caminhos através da internet e utiliza criptografia e encapsulamento para realizar o tráfego de dados através da criação de redes, também chamadas de “túneis”, sobre a própria internet, dispensando a necessidade de utilizar meios físicos para isso, como os cabos, fios e similares.  

Com ela, é possível interligar dispositivos de qualquer lugar do mundo, facilitando o acesso remoto à rede da empresa.  

LAN e WLAN

A Local Area Network (LAN), ou rede local, é uma opção de conexão física de pequeno porte utilizada para conectar dispositivos que estejam próximos, presentes em um mesmo edifício, por exemplo.  

Já a Wireless Local Area Network (WLAN), ou rede local sem fios, é similar a rede LAN, mas dispensa o uso de fios e materiais físicos para conectar os dispositivos. 

MAN e RAN

A Metropolitan Area Network (MAN), ou rede metropolitana é utilizada para conexões de porte médio, pois possui um alcance maior que o da LAN. Com ela, é possível conectar unidades dentro de uma mesma cidade, ligando redes em bairros  e localidades diferentes.  

Enquanto isso, a Regional Area Network (RAN), ou rede regional, é normalmente feita por por meio de cabos de fibra óptica e possui um alcance maior, permitindo conectar mais dispositivos e oferecendo mais velocidade que a rede MAN. 

WAN

A Wide Area Network (WAN), ou rede de longa distância, possui um alcance geográfico muito maior, permitindo a conexão de redes locais dentro de um mesmo país ou em diferentes continentes. Com opções sem fio, elas normalmente interligam filiais em outros países e são utilizadas por multinacionais e grandes corporações.  

Quer garantir a melhor interligação de filiais para a sua empresa e ainda contar com a experiência da maior especialista em telecomunicações corporativas do Nordeste? Então entre em contato com a ITS Brasil e garanta a conectividade de múltiplos dispositivos sobre qualquer distância. 

Assine nossa
newsletter

Evite falhas na rede com atitudes simples

Falhas na rede podem ser grandes empecilhos na hora de conseguir manter as conexões funcionando perfeitamente e minimizar erros que…

Porque as operadoras não entregam 100% da internet contratada

Você sabia que, no Brasil, as operadoras de internet podem entregar 80% da conexão contratada por mês? Isso significa que a transmissão média mensal, segundo a Agência Nacional…

Entenda como investir em Link Dedicado te ajuda a evitar prejuízos

Você já investe em Link Dedicado na sua empresa? Não? Então imagine a seguinte situação: Você está em uma pesquisa muito importante e, de…

Link dedicado ITS: melhor custo benefício para a sua empresa

Atualmente, é impossível pensar no dia a dia de uma empresa sem a presença constante da internet. Com isso, redes…

Segurança de Perímetro: novo serviço ITS

Você sabia que existe um serviço que cria uma barreira poderosa contra ameaças de hackers e ataques virtuais à sua…

Provedores de internet e os principais problemas enfrentados

Nos últimos anos, a internet alcançou uma importância estrutural na rotina das pessoas, abrindo espaço para que pequenos provedores de acesso à…
Abrir chat
Fale conosco pelo WhatsApp