Skip to content

Porque as operadoras não entregam 100% da internet contratada

Você sabia que, no Brasil, as operadoras de internet podem entregar 80% da conexão contratada por mês? Isso significa que a transmissão média mensal, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não precisa ser de 100%, o que torna o fornecimento da velocidade da sua banda-larga até 20% menor do que diz no contrato assinado.  

De modo simplificado, se você assina um plano de, por exemplo, 10 Mbps/mês, deve estar recebendo uma média mensal de velocidade mínima de 8Mbps. Essa regra vale tanto para conexões fixas quanto para dispositivos móveis, pois, segundo a Anatel, manter o fornecimento de 100% da velocidade de conexão pode acarretar em um desperdício de recursos em relação ao uso baixo em períodos de menor acesso. 

Para a transmissão instantânea, ou seja, velocidade de download e upload de dados medida a qualquer momento, as taxas mínimas são ainda menores, ficando em 40%. Ou seja, no exemplo citado acima, em um plano de 10Mbps, a taxa de transmissão instantânea não passaria da média de 4Mbps/mês. 

Como saber se o seu provedor de internet entrega o que está previsto na lei?

Já sabemos que, de acordo com a Resolução nº 575, de 28 de outubro de 2011 da Anatel, as empresas precisam garantir, no mínimo, 80% da transmissão média mensal contratada, mas muitas operadoras de internet entregam apenas 65% dessa taxa. Isso significa ainda menos velocidade chegando até o seu roteador todos os dias.  

Para saber exatamente qual a velocidade de internet recebida, o cliente pode fazer o teste de velocidade através do site da Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga (EAQ). Criada em atendimento às Resoluções da Anatel, esse é o recurso mais confiável para aferir a qualidade dos serviços banda-larga contratados no Brasil, trazendo mais segurança e confiança para que você garanta o acesso à quantidade mínima de internet prevista na lei.  

Para muitos, esse tipo de regra sobre o limite mínimo de velocidade estabelecido por lei pode não parecer um problema imediato, mas imagine a seguinte situação: Se a sua empresa precisa de determinada “quantidade de internet” e você assinou um contrato baseado no cálculo da sua necessidade para o bom funcionamento de todas as áreas e setores, não receber os níveis estabelecidos corretamente pode afetar a produtividade e a rotina de trabalho dos colaboradores, impedir o contato com seus clientes e fornecedores e até impactar negativamente na hora de fechar novos negócios. 

Quer saber qual a quantidade de internet necessária para sua empresa? Então leia “Como saber qual a quantidade de internet necessária para a minha empresa” 

Justamente para evitar essas e outras situações complicadas em uma empresa é que o link dedicado, também conhecido como internet dedicada, se tornou uma das maiores soluções de internet corporativa da atualidade. Com o compromisso de entrega de 100% da velocidade contratada, além de muitos outros benefícios, ele pode ser a opção ideal para garantir mais confiabilidade e um melhor custo benefício para suas operações.  

Link Dedicado: mais segurança, escalabilidade e performance para o seu negócio

Como citamos acima, o link dedicado da ITS Brasil é uma solução de internet corporativa superior à tradicional banda-larga. Além da alta disponibilidade e garantia de download e upload com 100% da velocidade de banda contratada, ele possui muitos outros benefícios que trazem mais segurança, confiabilidade, escalabilidade e performance para a sua empresa.  

Fornecendo um caminho individual e exclusivo, sem o compartilhamento de rede e tráfego presente nas conexões banda-larga, o link dedicado se torna muito mais seguro para a transferência de dados entre computadores e provedores. Através de uma conexão estável e eficiente, o uso da internet dedicada se traduz em alta performance com 100% de disponibilidade; menor incidência de falhas de conexão e instabilidade e um menor tempo de reparo quando necessário.  

Quer saber mais sobre o link dedicado e como ele é fundamental para aumentar a performance das empresas? Leia Conceito e benefícios do link dedicado 

Outra vantagem da internet dedicada é o acesso entregue em rede de Fibra Óptica e/ou Rádio de abrangência, que garante mais estabilidade e escalabilidade para a performance de rede. Além disso, a proteção contra ataques DDoS e o ASN próprio (Autonomous System) também asseguram uma conexão mais segura e livre do ataque de hackers e outros criminosos virtuais que lucram com a venda de dados online e/ou sequestro de informações sigilosas.  

Com suporte técnico especializado disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sua empresa também conta com monitoramento proativo que garante mais confiabilidade para os seus negócios. Para contar com toda a confiança que somente uma empresa com 17 anos de atuação no mercado corporativo e líder no provimento de acesso à internet no Nordeste pode oferecer, entre em contato com um dos consultores da ITS Brasil e garanta esses e outros benefícios que o Link Dedicado pode trazer para a sua empresa.  

Clique aqui!  

Assine nossa
newsletter

Evite falhas na rede com atitudes simples

Falhas na rede podem ser grandes empecilhos na hora de conseguir manter as conexões funcionando perfeitamente e minimizar erros que…

Porque as operadoras não entregam 100% da internet contratada

Você sabia que, no Brasil, as operadoras de internet podem entregar 80% da conexão contratada por mês? Isso significa que a transmissão média mensal, segundo a Agência Nacional…

Entenda como investir em Link Dedicado te ajuda a evitar prejuízos

Você já investe em Link Dedicado na sua empresa? Não? Então imagine a seguinte situação: Você está em uma pesquisa muito importante e, de…

Link dedicado ITS: melhor custo benefício para a sua empresa

Atualmente, é impossível pensar no dia a dia de uma empresa sem a presença constante da internet. Com isso, redes…

Segurança de Perímetro: novo serviço ITS

Você sabia que existe um serviço que cria uma barreira poderosa contra ameaças de hackers e ataques virtuais à sua…

Provedores de internet e os principais problemas enfrentados

Nos últimos anos, a internet alcançou uma importância estrutural na rotina das pessoas, abrindo espaço para que pequenos provedores de acesso à…