Falhas na rede podem ser grandes empecilhos na hora de conseguir manter as conexões funcionando perfeitamente e minimizar erros que afetam a eficiência e acarretam atrasos na produtividade de uma equipe ou empresa.
De modo geral, as falhas na rede já são bastante conhecidas entre aqueles que trabalham com dispositivos conectados para facilitar a troca de dados. Normalmente fáceis de corrigir, quando isoladas e pontuais, essas falhas podem ser resolvidas por profissionais especializados e bem treinados, mas a identificação e solução de um problema superficialmente simples pode, muitas vezes, acarretar gastos não previstos no orçamento, interrupções de serviço que colocam a disponibilidade da sua empresa em risco e até criar situações que facilmente viram uma bola de neve, travando todas as operações e causando problemas que podem afetar seus negócios a longo prazo.
Além disso, permitir que uma rede continue a apresentar problemas comuns pode gerar consequências perigosas, já que a somatória de falhas recorrentes pode trazer riscos para a sobrevivência de qualquer empresa e gerar gastos excessivos que poderiam facilmente ser evitados.
3 falhas na rede que podem ser evitadas e 3 soluções práticas para impedir que elas aconteçam
Como citamos, problemas na rede podem ser comuns, mas não devem ser ignorados. Neste ponto, a velha máxima é bem verdadeira: prevenir é melhor que remediar. Afinal, se é possível impedir o surgimento de falhas na rede, porque não adotar uma postura de prevenção que pode minimizar danos a longo prazo?
Antecipar falhas e atuar para evita-las pode até parecer um grande desafio, mas a verdade é que alguns dos problemas mais comuns podem ser evitados quando sabemos identificar comportamentos que facilitam esses eventos. Para ajudar, listamos algumas das falhas mais comuns e as melhores opções para evita-las. Confira!
Problemas de conexão
Problemas na transmissão de dados ou dificuldade para identificar um dispositivo e manter a conexão podem ser resultado de cabeamento mal instalado, um cabo rompido, uma placa de rede queimada, conectores oxidados ou outras falhas bastante difíceis de identificar. Em uma grande empresa, a quantidade de dispositivos disponíveis é gigantesca, por isso, se for necessário identificar qual dos recursos pode estar apresentando o defeito em questão, esse trabalho pode demorar muito.
Solução: Invista em monitoramento e avalie regularmente os equipamentos de rede
O monitoramento constante dos equipamentos de rede pode identificar potenciais problemas antes que eles apareçam. Com isso, sua empresa terá condições de antecipar qualquer dano de hardware nos equipamentos e maximizar as chances de substituir um cabo danificado, um conector oxidado ou uma porta queimada mais rápido e sem afetar o desempenho de toda a operação.
Uma excelente forma de garantir que isso seja feito de forma eficiente é contratar um serviço de monitoramento de rede e manter um plano prático capaz de avaliar o ambiente de tecnologia de forma continua, registrando todos os dispositivos da empresa e organizando análises periódicas a cada setor para garantir a qualidade dos equipamentos.
Também é importante fazer auditorias nos ativos de rede, como dispositivos, interfaces e endereços IP, por exemplo.
Falha de segurança
A vulnerabilidade da rede coloca em risco a administração segura de dados da empresa, deixa sistemas e equipamentos expostos a atividade maliciosa por parte de hackers e pode ocasionar prejuízos milionários em caso de vazamento de dados. A indisponibilidade de acesso à rede, a retirada de sites, portais e blogs empresariais do ar e até mesmo a invasão de páginas para corromper informações digitais são alguns dos sintomas que a rede foi comprometida devido a uma falha de segurança.
Solução: Invista em Link Dedicado e Segurança de Perímetro
Manter sua empresa digitalmente segura deve ser uma prioridade, por isso, o uso do Link Dedicado e do serviço de Segurança de Perímetro são garantias de investir em soluções corporativas que vão ampliar a segurança de rede da sua empresa e evitar problemas futuros.
Saiba mais sobre a importância da segurança de dados. Leia o artigo “Dia da Segurança de Dados: entenda o que é e como cuidar dos dados da sua empresa”
Baixa performance
Interrupção da conexão, oscilação de velocidade, tempo de resposta alto para tarefas rotineiras e navegabilidade comprometida. A baixa performance da rede de computadores pode ser um problema difícil de identificar, principalmente porque pode se referir a má configuração dos switches do escritório, problemas com links de dados contratados, baixa amplitude causada pelo mau posicionamento do equipamento wireless ou outra falha coletiva ou individual.
Solução: Serviços e produtos de qualidade
Evitar diferentes falhas de performance só é possível se a sua empresa contrata as melhores soluções de telecomunicações corporativas. Não adianta confiar todas as operações de matriz e filiais pensando somente nos valores do serviço, pois isso pode causar impactos negativos em toda a infraestrutura de rede da empresa.
Neste caso, o uso de um transceiver também vai contribuir para converter o sinal óptico em sinal elétrico e permitir que altas taxas de transmissão de dados sejam transportadas para médias e longas distâncias, sem que existam problemas de interferência que afetam a produtividade. Com isso, eles tornam possível transmitir dados com agilidade, já que adequam o sinal dos equipamentos eletrônicos ao meio de transmissão ideal.
Deseja levar o transceiver para a sua empresa e garantir mais agilidade para seus processos de rede? Então converse com um consultor ITS Brasil e saiba mais sobre as melhores soluções de conexão e internet corporativa do Nordeste.